terça-feira, 12 de junho de 2007

COMENTÁRIO SOBRE: “Criando Oportunidades de Aprendizagem Continuada ao Longo da Vida”

“CRIANDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA” – Artigo de José Armando Valente (a ser publicado na Revista Pátio – Artes Médicas Editora)

Trata o artigo da valorização atual do conhecimento e da aprendizagem e da forma como as pessoas aprendem e adquirem conhecimento e o dissemina.
Quando crianças, existem nos indivíduos a predisposição em aprender de maneira não formal – isto é, fora da escola, de uma maneira ativa (caçador-ativo).
Com o passar dos anos, da infância à juventude o indivíduo tem priorizada a educação formal – ou seja, na escola, de modo passivo (receptor-passivo).
Na idade adulta, já profissionais, as pessoas podem usar tanto a predisposição de caçador-ativo quanto a de receptor-passivo, dependendo da ocasião.
Valorizando-se a idéia da educação continuada, em que o indivíduo aprende e ensina durante toda a sua existência, caberia à escola um papel de facilitador da aprendizagem. Mas a escola ainda não se apercebeu para este fato, em que pese ser ela, atualmente, o único ambiente de aprendizagem, mesmo com a preocupação da sociedade em adotar ou disseminar outros ambientes.
Cabe à escola descobrir, então, o seu verdadeiro papel na sociedade moderna, devendo, para isto, mobilizar-se para tal e entender a necessidade e a importância da aprendizagem continuada, que depende da confluência de três fatores: a predisposição da pessoa em aprender, a informação organizada e agentes que facilitem a aprendizagem.

Nenhum comentário: