terça-feira, 12 de junho de 2007

COMENTÁRIOS SOBRE O FILME “O SORRISO DE MONA LISA”

O sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile) é um filme de 2003 dirigido por Mike Newell e escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal. O título é uma referência à "Mona Lisa", famosa pintura Leonardo da Vinci.
O filme é ambientado no início da década de 50, nos Estados Unidos da América, retratando uma tradicionalista escola feminina – Wellesley College.
A sociedade, a família, a diretoria da escola e a própria postura das alunas, inicialmente, são extremamente tradicionalistas. ´É neste ambiente que irá trabalhar a educadora Katharine Watson (Julia Roberts), com propostas educacionais que vão de encontro aos métodos de ensino adotados pela escola e bem assimilados pelas alunas, jovens inteligentes, mas que demonstram, inicialmente, uma postura passiva de não só de aprendizagem, mas também em relação à própria vida.
Em que pese a dispendiosa educação das moças, o que lhes reserva o futuro é a missão de se tornarem esposas cultas e dedicadas, sendo-lhes vedado, pela família, qualquer outro.
Exigindo uma atitude mais reflexiva e participativa das alunas, aos poucos a professora vai criando um ambiente de mudanças e conseguindo delas uma nova postura diante da vida, em que novas oportunidades surgem, mas sem podar o direito de escolha de cada uma, ao final, respeitando a decisão de cada uma.


É esta atitude que espera de um educador, que atuando como facilitador da aprendizagem, transmita ensinamentos e encoraje posturas que proporcionem aos alunos condições de decidirem suas vidas de maneira responsável.

Nenhum comentário: